Para não ficar perdido e com dúvidas sobre o que será visto este ano em Ciências, acesse http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGS-CURSO/sigsc/upload/br/site_25/File/Prop_CIEN_COMP_red_md_20_03.pdf e veja nas páginas 52 a 55 a programação para este ano! Nas páginas 41 a 47, você poderá ler quais as habilidades que serão trabalhadas e avaliadas durante nosso curso (procure na tabela das páginas 45 e 46 a coluna correspondente às 5as e 6as séries). Esta leitura é muito importante!
domingo, 27 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
ALÉM DA NOSSA GALÁXIA!
Olá!
A aluna Beatriz (garota esperta!), fez a seguinte pergunta: "- Como eles sabem que existem outras galáxias? Dá para ver?"
Não sei, ainda, se ela pesquisou e já sabe a resposta, mas é um assunto muito interessante!
Olha o que encontrei...
"Observando em todas as direções é possível ver galáxias que podem estar tão perto como algumas centenas de milhares de anos luz até galáxias tão distantes que são necessários telescópios de grande porte para se fotografar e estudar. (...).
(...) AVia Láctea possui algumas galáxias satélites, isso mesmo, assim como a Lua é um satélite natural da Terra, existem galáxias pequenas quando comparadas à Via Láctea que estão gravitacionalmente relacionadas “conosco”. Este fato intrigante nos permite observar dois objetos muito interessantes que são melhores observados de latitudes mais austrais (ao Sul) devido à suas localizações no céu.(...)
(...) Juntamente com as nuvens de Magalhães, a grande galáxia de Andrômeda também pode ser observada à vista desarmada."
As três galáxias que podemos ver a olho nu
Galáxia "Grande Nuvem de Magalhães"
Galáxia de Andrômeda (Melhor observada do hemisfério norte)
Guilherme Murici Corrêa (Monitor UFMG/Frei Rosário)
Leia mais como observá-las em (fonte): http://www.observatorio.ufmg.br/dicas06.htm
Veja histórico, fotos e curiosidades destas galáxias e de outras mais distantes em: http://astro.if.ufrgs.br/galax/
ANO-LUZ
O ano-luz é uma unidade de comprimento. Ela corresponde ao espaço percorrido por um raio de luz em 1 ano. Equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros ou, para cálculos mentais aproximados, 10 trilhões de quilômetros.
Leia mais em: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/anoluz/
SA3 - Cruzeiro do Sul e Três Marias. Como localizá-los?
- Localizar pontos cardeais a partir do Cruzeiro do Sul;
- Localização de algumas constelações;
- Leitura de Carta Celeste
Textos e cartas usadas em sala de aula:
VEJA O CÉU AGORA E IMPRIMA SUA CARTA CELESTE EM:
http://www.heavens-above.com/skychart.asp?lat=-23.22&lng=-45.87&alt=620&loc=Miniobservatorio/INPE&TZ=EBST&SL=1&SN=1&BW=0&SZ=600 - digite o dia e horário que quer fazer a observação. Se fizer em outro dia, acrescente 4 min por dia no horário. Ex. carta do dia 07maio11 às 19h. Observação dia 10maio11 às 19h12min.
Para casa: Tire uma cópia da carta celeste e tente encontrar as constelações, planetas, e estrelas!
texto: "Encontrando a constelação do Cruzeiro do Sul": http://cienciahoje.uol.com.br/view/2004.
texto "Encontrando as Três Marias e a Constelação de Órion": http://astro.if.ufrgs.br/const.htm
A Terra tem sentido de rotação de Oeste para Leste, por isso, assim como o Sol e a Lua, os astros têm um movimento aparente de Leste para Oeste!
- Localização de algumas constelações;
- Leitura de Carta Celeste
Textos e cartas usadas em sala de aula:
VEJA O CÉU AGORA E IMPRIMA SUA CARTA CELESTE EM:
http://www.heavens-above.com/skychart.asp?lat=-23.22&lng=-45.87&alt=620&loc=Miniobservatorio/INPE&TZ=EBST&SL=1&SN=1&BW=0&SZ=600 - digite o dia e horário que quer fazer a observação. Se fizer em outro dia, acrescente 4 min por dia no horário. Ex. carta do dia 07maio11 às 19h. Observação dia 10maio11 às 19h12min.
Para casa: Tire uma cópia da carta celeste e tente encontrar as constelações, planetas, e estrelas!
texto: "Encontrando a constelação do Cruzeiro do Sul": http://cienciahoje.uol.com.br/view/2004.
texto "Encontrando as Três Marias e a Constelação de Órion": http://astro.if.ufrgs.br/const.htm
A Terra tem sentido de rotação de Oeste para Leste, por isso, assim como o Sol e a Lua, os astros têm um movimento aparente de Leste para Oeste!
Situação de aprendizagem 2 – Observando a trajetória do Sol.
Objetivo: Observação sistemática dos objetos astronômicos no céu.
Atividade 1: Localizações do Sol em relação à sala de aula.
a) Ao amanhecer, perto das 6 h; perto das 9h; perto das 12h; das 15h e 18h
b) Nunca olhe o Sol diretamente.Isso pode causar cegueira!
c) Localize onde está o Sol neste momento.
Atividade 2: Identificando os pontos cardeais – Usando uma bússola
Faça sua própria bússola - vá para o link http://www.silvestre.eng.br/astronomia/astrodicas/bussola/
Atividade 3: Usando o corpo como referência – o palmo.
Atividade 4: Para casa:
1 - Utilizando a bússola construída na sala de aula, identifique em sua casa, os pontos cardeais (direção norte-sul e leste-oeste).
2 - A frente de sua casa se dirige para a direção leste, oeste, norte ou sul? Se for outra direção, identifique-a. E a direção da janela do quarto em que você dorme?
3 - Observe o movimento do Sol e verifique se a previsão realizada em sala de aula sobre a posição do Sol em vários horários foi correta.
Lembrem-se: Nunca olhem diretamente para o Sol!
Atividade 1: Localizações do Sol em relação à sala de aula.
a) Ao amanhecer, perto das 6 h; perto das 9h; perto das 12h; das 15h e 18h
b) Nunca olhe o Sol diretamente.Isso pode causar cegueira!
c) Localize onde está o Sol neste momento.
Atividade 2: Identificando os pontos cardeais – Usando uma bússola
Faça sua própria bússola - vá para o link http://www.silvestre.eng.br/astronomia/astrodicas/bussola/
Atividade 3: Usando o corpo como referência – o palmo.
Atividade 4: Para casa:
1 - Utilizando a bússola construída na sala de aula, identifique em sua casa, os pontos cardeais (direção norte-sul e leste-oeste).
2 - A frente de sua casa se dirige para a direção leste, oeste, norte ou sul? Se for outra direção, identifique-a. E a direção da janela do quarto em que você dorme?
3 - Observe o movimento do Sol e verifique se a previsão realizada em sala de aula sobre a posição do Sol em vários horários foi correta.
Lembrem-se: Nunca olhem diretamente para o Sol!
SA2-para quem perdeu!
Olá! Os alunos que faltaram na 4ª. Feira, véspera de feriado, perderam!
Olha só o que os colegas fizeram!
- Observando onde nasce o Sol e a direção norte-sul da agulha da bússola que fizemos em sala (fig 1), eles fizeram o trabalho em grupo (fig 2). Após achar os pontos cardeais, colaram a Rosa-dos-Ventos (fig. 3). Em casa, cada um fez novamente sua bússola e, seguindo o mesmo procedimento da sala de aula, encontraram onde o Sol nasce e se põe e os demais pontos cardeais a partir de suas casas (fig. 4). Você também pode fazer! Faça apenas o trabalho de casa. A "receita" da bússola está no link da SA2 abaixo.
Olha só o que os colegas fizeram!
- Observando onde nasce o Sol e a direção norte-sul da agulha da bússola que fizemos em sala (fig 1), eles fizeram o trabalho em grupo (fig 2). Após achar os pontos cardeais, colaram a Rosa-dos-Ventos (fig. 3). Em casa, cada um fez novamente sua bússola e, seguindo o mesmo procedimento da sala de aula, encontraram onde o Sol nasce e se põe e os demais pontos cardeais a partir de suas casas (fig. 4). Você também pode fazer! Faça apenas o trabalho de casa. A "receita" da bússola está no link da SA2 abaixo.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
PRODUZINDO UM CARTAZ
Para um cartaz bem feito, siga as seguintes instruções:
- Faça seu trabalho em um local limpo e tranquilo.
- Não coma durante a realização de seu trabalho. Seu cartaz deve ter uma apresentação limpa. Cuidado com chocolates, sucos, manteigas, borrachas, cola e descola, patas de cachorro, gato, etc.
- Escolha uma cartolina que esteja em perfeitas condições (limpa e sem amassados);
- Faça uma margem de 1,5 cm nas bordas (use sua criatividade!), mas não muito chamativo para não tirar a atenção do tema trabalhado.
- No canto inferior direito, faça um retângulo de 5cm x 8cm conforme o modelo abaixo:
- Todo cartaz deve ter um TÍTULO, que deve ser escrito em letras grandes e com destaque, para que possa ser lido à distância. O título do cartaz não precisa necessariamente igual ao seu tema. É interessante criar frases de impacto, para chamar a atenção dos leitores.
- Um cartaz deve transmitir mensagens de modo rápido, por isso, deve conter apenas as informações essenciais a serem transmitidas.
- Os textos devem ser pequenos e escritos com letras grandes, para serem lidos facilmente à distância de um metro. Adote uma linguagem acessível à maioria dos leitores.
- Os cartazes devem conter ilustrações dos seres vivos estudados. Podem ser fotografias, desenhos ou esquemas.
- Planeje a disposição das imagens na cartolina, para intercalá-las com os textos, tornando a leitura mais prazerosa. (as ilustrações e textos servem também para auxiliá-los na apresentação).
Normas para confecção de trabalhos de Ciências
1-Para desenhos:
- não esquecer da margem de 1,5 cm e título na parte superior da folha.
- colocar os dados do aluno dentro de um retângulo de 8cmX5cm (quadro de identificação) conforme exemplo abaixo:
EE Profa. Ayr Picanço Barbosa de Almeida
Ciências – Profa. Lucimar – série 6ª. __ data: ____/____/____
No. ___ nome:____________________________________
No. ___ nome:____________________________________
No. ___ nome:____________________________________
Fonte: (se houver)
Para trabalhos manuscritos ou digitados:
Para todos:
- fazer capa conforme exemplo abaixo
- citar a fonte
- margem esquerda e superior 2,5cm margem esquerda e inferior 1,5 cm;
Se o trabalho for manuscrito:
- usar folha de sulfite (fazer margem) ou Papel almaço;
Se o trabalho for digitado:
- usar fonte Arial 12, espaço 1,5
- fazer margem
- fazer 2 perguntas com respostas por página.
- citar data de acesso se for pela internet
Se o trabalho for imprimido direto da página da internet:
- recortar só o assunto solicitado e colar em sulfite com margem;
- a cada 15 linhas, fazer 2 perguntas com respostas;
- não esquecer da margem de 1,5 cm e título na parte superior da folha.
- colocar os dados do aluno dentro de um retângulo de 8cmX5cm (quadro de identificação) conforme exemplo abaixo:
EE Profa. Ayr Picanço Barbosa de Almeida
Ciências – Profa. Lucimar – série 6ª. __ data: ____/____/____
No. ___ nome:____________________________________
No. ___ nome:____________________________________
No. ___ nome:____________________________________
Fonte: (se houver)
Para trabalhos manuscritos ou digitados:
Para todos:
- fazer capa conforme exemplo abaixo
- citar a fonte
- margem esquerda e superior 2,5cm margem esquerda e inferior 1,5 cm;
Se o trabalho for manuscrito:
- usar folha de sulfite (fazer margem) ou Papel almaço;
Se o trabalho for digitado:
- usar fonte Arial 12, espaço 1,5
- fazer margem
- fazer 2 perguntas com respostas por página.
- citar data de acesso se for pela internet
Se o trabalho for imprimido direto da página da internet:
- recortar só o assunto solicitado e colar em sulfite com margem;
- a cada 15 linhas, fazer 2 perguntas com respostas;
- citar data de acesso.
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